quarta-feira, dezembro 14, 2005

Informação e Comunicação em Ambiente Escolar

Mais uma tese de mestrado que foi entregue no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI), do ISCTE, intitulada «Informação e Comunicação em Ambiente Escolar», da autoria de António Augusto Carvalho Nunes. Ainda não tem data marcada para defesa mas espero que em breve se saiba, pois gostaria muito de assistir. Fica o resumo (com a autorização do autor) para aguçar o apetite e divulgar mais uma investigação no âmbito do MEIBD (Mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais).
Resumo: Este trabalho analisa o processo de introdução/implementação de dispositivos e tecnologias como, o Cartão Magnético, o Computador e o Telemóvel na Escola dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico de Marrazes; investiga como Professores, Alunos e Pais/Encarregados de Educação se relacionam com estes dispositivos e tecnologias e até que ponto estes podem servir como meio facilitador de comunicação e informação entre a escola e a família.

O estudo usa a abordagem metodológica de Estudo de Caso de uma escola pública dos 2º e 3º Ciclos. Durante um ano lectivo de estudo e observação foi possível obter uma visão abrangente e efectiva do resultado da implementação destes dispositivos e tecnologias em ambiente escolar. A partir dos resultados dos inquéritos por questionários a Professores, Alunos e Pais/Encarregados de Educação e também, com base na observação directa e como docente actuante desse estabelecimento de ensino, foi possível compreender as necessidades de organizar a informação entre toda a comunidade educativa para, assim, melhorar os processos de comunicação.

Foram considerados os desafios colocados à comunidade educativa na vertente administrativa e lúdica sem, no entanto, perder de vista a componente pedagógica e todas as potencialidades que advêm de uma efectiva utilização destes dispositivos e tecnologias.

Palavras-chave: Sistemas de Comunicação e Informação na Escola, Cartão Magnético, Computador Pessoal, Telemóvel, Recursos Educativos e Gestão Escolar.

; ; ; ; ;

1 comentário:

bev trayner disse...

Hooray! You're back ...