sábado, setembro 25, 2004

De Multinacional para Metanacional...

A propósito deste conceito, ver artigo de Ana Luís (2004), "From Global to Metanacional" - uma reflexão sobre a Globalização das Empresas na Economia do Conhecimento. in Ministério das Finanças, Informação Internacional: análise Económica e Política, Lisboa: DPP, vol.II, pp.75-90.
"Os autores definem empresa metanacional como uma empresa que consegue uma nova vantagem competitiva ao descobrir, aceder, mobilizar e utilizar conhecimento disperso, a partir de múltiplas localizações, espalhadas pelo mundo."
A capacidade de utilizar o conhecimento disperso, o know-how que reside nos colaboradores e nas suas redes, há muito que parece ser a questão fundamental para a internacionalização.
"Para as EMN [empresas multinacionais] já estabelecidas, o sucesso no futuro dependerá de forma crescente da sua capacidade em aceder ao saber a partir de fora das subsidiárias existentes, e da sua habilidade em interligar as competências que estão espalhadas ao longo das suas redes globais operativas.

Sem comentários: