sexta-feira, novembro 14, 2003

Reacções ao motor de pesquisa a conteúdos da Amazon

Dipping into books online: Is it stealing?: "Wired magazine calls the search engine 'a powerful, even mind-boggling tool,' and librarians, lawyers, and journalists have all marveled at its usefulness. Yet other observers are worried the search engine will make it easy to raid books for useful information without having to buy them."

quinta-feira, novembro 13, 2003

Banca em Portugal sec. XX

A Empresa Bancária em Portugal no sec. XX: evolução e estratégias, José Amado Mendes (2002) in Gestão e Desenvolvimento, 11, pp. 39-56. UCP.

Internacionalização da Banca

O incontornável caminho da internacionalização: Operações mais significativas: Espanha, Polónia, Grécia e Brasil - "Nos últimos 20 anos, a banca portuguesa enfrentou o desafio da nacionalização. Depois, foi o não menos desafiante processo de privatização, que visou dotar o sector de condições competitivas no mundo moderno. Concluídas as privatizações, os bancos portugueses encontram-se perante o terceiro desafio: a estratégia de internacionalização. (...) O desafio coloca-se, essencialmente, aos quatro maiores grupos financeiros (CGD, BCP, BES e BPI) que operam num mercado com elevado grau de bancarização (86%) e cuja concorrência está na base da redução da margem financeira bruta. Excluindo pequenas operações pouco significativas, a internacionalização destes bancos é já relevante em quatro países: Espanha, Polónia, Grécia e Brasil. Consciente desta estratégia, o grupo Millennium BCP está já presente na Europa, América, Ásia e África, mas é na Europa que os principais investimentos se têm vindo a concretizar. O destaque vai para os mercados polaco e grego, onde está presente com o BankMillennium e NovaBank, respectivamente." in Semanário Económico

sexta-feira, novembro 07, 2003

Communication Researcher - Marcelo Vieta

Através de um texto que PedroF (CF&A) me enviou, fui ter ao Marcelo Vieta que está a preparar o seu MBA em Toronto. A temática da Tese centra-se na «Blogsphera» com o título provisório: The Self is the Content: The Experiences of Writing the Self in the Practice of Blogging, dentro da abordagem da Comunicação Mediada através de Computadores (Computer Mediated Communication - CMC). Bons recursos dentro da temática, óptimas pistas para quem está a começar a sua Tese e alguns papers (peer reviewed e outros).

Obrigado pelo texto, Pedro - What’s Really Going On With the Blogosphere? by Marcelo Vieta (Novembro 2003).

quinta-feira, novembro 06, 2003

...


Acho que há dias assim... mente inquieta, pensamentos que não se fixam com os dedos, a alternância do que nos percorre a mente (o que quer que isso seja), a incapacidade de produzir uma só linha... snif! Mais uma semana a chegar ao fim e o que produzi?... vazio.