quarta-feira, setembro 10, 2003

Recolha de dados no País C - concluída a 9 de Setembro de 2003

A oportunidade de recolher os dados in loco permitiu a) por um lado, o acesso directo e presencial aos indivíduos que em face da minha presença não se escusaram a disponibilizar o seu tempo, b) por outro, a riqueza da recolha através da observação directa das práticas dos indivíduos no seu contexto de trabalho. Devido ao contacto directo com os indivíduos deste país fiquei a saber que uma das pessoas que andava a tentar contactar noutro país (B) já tinha regressado à base (Portugal) o que permitiu fechar a recolha, desse outro país, com a totalidade dos indivíduos aí expatriados a trabalhar para a organização.

Saldo do País C (número total de expatriados da organização objecto de estudo, neste país: 10, embora inicialmente fossem 8) – 9 questionários completos e 7 entrevistas (+ registos de observação no local de trabalho e contacto com o contexto cultural local que vai permitir a elaboração de uma grelha que percorra as observações realizadas nos três países).

PS – Embarco amanhã para o País A (número total de expatriados da organização objecto de estudo, neste país: 12) onde tenho o contacto de um expatriado da organização. Com a deslocação a este país vou encerrar a fase de recolha.

Sem comentários: