quinta-feira, setembro 18, 2003

Há medida que o estudo avança...

... sinto necessidade de voltar aos conceitos que estão por trás do desenho do estudo de caso, até que estes estejam interiorizados. É no confronto constante entre as questões com que me deparo e a literatura que consigo identificar quais os conceitos que ainda não são claros. Mas também nas conversas com investigadores experientes que me ajudam a detectar áreas em que não tinha pensado e que me fornecem pistas para que possa colocar outras questões.

De novo, a leitura do "Case Study Research: design and methods", de Robert Yin (1994). O meu olhar neste momento prende-se nos critérios de qualidade no desenho da investigação: a validade da construção (estabelecer medidas operacionais correctas para o objecto de estudo), a validade interna (apenas para estudos causais ou explicativos, estabelecendo relações de causa onde certas condições originam outras), a validade externa (estabelecer o domí­nio para o qual os resultados do estudo podem ser generalizados) e a fiabilidade (demonstrar que as operações do estudo, tal como o processo de recolha de dados, podem ser repetidas com os mesmos resultados) - pp. 32-38

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