sábado, agosto 23, 2003

Mudanças que reflectem usos...

O que presidiu à criação deste blog tinha como pano de fundo dar a conhecer ao orientador as potencialidades deste instrumento no acompanhamento da tese, através de um canal adicional de comunicação.

A pesquisa efectuada na Internet quando coloquei a questão "Como podem os logs ser utilizados como instrumento de apoio na tese" devolveu-me diversas aplicações possíveis (ex. Paquet, Sebastien (2003) Personal knowledge publishing and its uses in research): caderno de campo (uma vez que no web-log está implícito o registo sistemático de informação por um indivíduo), constituição de comunidades cientí­ficas (como exemplo o blog Lessons in Community Building: An Inquiry into the role of weblogs in online community building) entre outros e apenas no campo da investigação (para uma história sobre weblogs ver Blood, Rebecca.(2000). Weblogs: A History and Perspective).

Estas questões levaram-me a (re)avaliar os meus propósitos: de um instrumento inicialmente proposto para dar conta dos progressos registados (ou não!) numa relação entre orientado/orientador (um dos motivos que levou a mater o blog privado), para um instrumento que pode permitir trocar ideias com uma comunidade mais vasta e que hoje, aqui e agora, não habita o meu quotidiano.

Quanto ao motivo que teve mais peso para ter mantido o blog fechado? Expor o trabalho, com tudo o que o termo comporta.

Sem comentários: